Scroll Top
  • Português do Brasil (pb)
  • English (en)

Quem somos

Quem somos: 

O Ajudôu foi fundado em 1995 pelo judoca Júlio César Lana Jaques, em Timóteo, na região Leste de Minas Gerais. Somos uma Organização Não Governamental dedicada a oferecer aulas de judô, futebol, vôlei, futsal, karatê, xadrez, handebol e natação para crianças e adolescentes de forma gratuita. Nosso objetivo é promover a inclusão social em comunidades economicamente desfavorecidas.

Por meio de doações, trabalhamos para proporcionar a inclusão social através de atividades esportivas em regiões em situação de vulnerabilidade. Os locais de atuação são selecionados previamente em parceria com empresas e autoridades locais. Através de nosso trabalho, buscamos reduzir a evasão escolar, fortalecer o senso de comunidade e oferecer atividades durante o contraturno escolar que promovam a socialização, a saúde e o bem-estar dos beneficiários.

História do nosso Fundador:  

Em 1991, a vida de Júlio César, então faixa preta de judô e estudante de Educação Física, foi marcada por um grave acidente de carro. Apesar de ter realizado o sonho de se tornar faixa preta de judô, a tragédia tirou a vida de seu irmão Eduardo e mais dois amigos. Durante a longa recuperação, que o deixou sem andar por três anos, Júlio encontrou na filosofia do judô um caminho para a superação.

Em 1995, com a ajuda da família, fundou o Ajudôu, um projeto social que oferecia aulas gratuitas de judô para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nascido da superação e da vontade de transformar vidas, o Ajudôu se tornou uma referência em inclusão social através do esporte.

Nossa História

  • 1991
  • 1995
  • 1996
  • 1997
  • 2002
  • 2009
  • 2010
  • 2013
  • 2014
  • 2019
  • 2020
  • 2021
  • 2022
  • 2023

Ano marcante na vida do nosso fundador Júlio. Ele sobreviveu a um gravíssimo acidente de carro e ficou 3 anos sem andar. (veja a História no texto acima).

Júlio César começou a dar aulas de judô em Timóteo, como voluntário, na Fundação Mineira da Criança (Fumic) e APAE.

Visita ao projeto do ex-atleta olímpico de natação André Cordeiro.

Visita ao Ajudôu do superjudoca e campeão olímpico Aurélio Miguel. Com essa grande visibilidade, foi iniciada uma parceria com a prefeitura de Timóteo que dura até hoje.

Foi criada a Associação Ajudôu, uma entidade, de direito privado, sem fins econômicos.

O Ajudôu.Org funcionava exclusivamente em Timóteo-MG, atendendo cerca de 300 alunos por ano.

Utilização da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, ampliando consideravelmente os trabalhos. Passou a atender cerca de 750 crianças e adolescentes em 2 cidades.

Passou a desenvolver projetos pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo ao Esporte aplicando o atendimento para mais de 2 mil crianças.

Recebe recursos da Fundação internacional do Rotary, referente ao projeto de Mediação e Resolução de Conflitos.

O Ajudôu dobra de tamanho e passa a atender 4.200 crianças em 22 cidades de Minas Gerais, sendo que só de judô são 1.700 praticantes.

Criação da campanha Ajudôu Vs Coronavírus que levou alimentos para mais de 15 mil pessoas durante a pandemia da Covid-19. Vencemos o VOA, programa de aceleração de ONGS da Ambev.

Rompemos a fronteira de Minas Gerais, passamos a atender projetos, na Bahia, Espírito Santo e Pará. Foram mais de 5 mil alunos em 37 cidades. Fomos certificados pelo Selo Doar e o Gestão PEX-VOA da Ambev, os mais relevantes do Terceiro Setor no Brasil.

Em 2022, atendemos aproximadamente 7 mil crianças e chegamos aos estados de Goiás e São Paulo.

Atendemos cerca de 10 mil crianças, introduzimos o xadrez nos projetos e chegamos ao Rio de Janeiro e Pernambuco.

Nosso Objetivo: 

Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Através do judô e de outras modalidades esportivas, como futebol, futsal, vôlei, basquete, xadrez, karatê, handebol e natação, promovemos a formação integral de crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e cidadania.

Nossos projetos:

Trabalhamos com projetos esportivos de cunho educacional em diversas modalidades, como já mencionadas. As aulas são ministradas duas vezes por semana em espaços públicos de territórios estratégicos, selecionados em parceria com nossos apoiadores.

Atualmente, contamos com mais de 10 projetos em execução e outros em fase de captação de recursos. Nosso trabalho beneficia diretamente milhares de pessoas, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento humano e o acesso ao esporte.

 Nossos resultados:

Ao longo de mais de 28 anos, o Ajudôu já atendeu mais de 45 mil crianças e adolescentes em mais de 80 cidades de 8 estados diferentes. Através de nossos projetos, contribuímos para:

  • Aumento da autoestima e do autoconhecimento;
  • Redução da evasão escolar
  • Redução da vulnerabilidade social;
  • Prevenção à violência e ao crime;
  • Promoção da saúde e do bem-estar.

Como você pode ajudar?

Recursos incentivados:

O Ajudôu é uma organização qualificada para captar recursos através de leis de incentivo ao esporte federal e estadual. Essa forma de apoio permite que empresas contribuam para o desenvolvimento de projetos sociais de forma legal, segura e com benefícios fiscais. Veja quem está com o Ajudôu na caminhada da inclusão social através do esporte. 

NOSSA DIRETORIA

Presidente: Márcio Oliveira Andrade
Vice-Presidente: Tasso Coimbra Guerra
1° Secretário: Herivelton Coelho de Melo
2° Secretário: Ãngelo Dominato Neto
1° Tesoureiro: Denis Furbino Pena
2° Tesoureiro: Márcio Rosa Barros

NOSSO CONSELHO FISCAL

Max Carneiro Pontes
Milton Afonso Ferreira
Rodrigo Silveira Jacome
Apoiar o Ajudôu.Org #NÃOCUSTANADA

Empresas podem apoiar o Ajudôu.Org sem gastar nada a mais por meio das Leis Federais e Estaduais de Incentivo ao Esporte.
Ao apoiar um projeto social do Ajudôu.Org, a empresa reforça ainda mais sua marca como uma companhia cidadã. Essa parceria deve ser vista também como uma oportunidade de mercado, já que o marketing social cada vez mais ganha relevância no mundo corporativo. Afinal de contas, toda empresa que deseja continuar sendo bem vista e aceita pelos clientes, tem que considerar ser bem vista pela sociedade como um todo, sempre deixando uma marca positiva no mundo. Conheça mais sobre as Leis de incentivo ao Esporte, fortaleça o marketing social da empresa e troque imposto por cidadania.

“UNESCO declara o judô como esporte mais adequado para crianças e jovens de 4 a 21 anos já que promove uma educação física integral”.

Fonte: Comissão Brasileira de Judô – CBJ.

Missão
Promover a inclusão social de crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, por meio de atividades de judô, outras modalidades esportivas e apoio educacional de forma gratuita.
Visão
Que os valores universais do esporte: disciplina, cooperação, altruísmo, superação, respeito à diversidade, integridade e honestidade, transformem nossos alunos em verdadeiros e saudáveis cidadãos.
Objetivos

O Ajudôu é uma Associação de direto privado, de fins não econômicos, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual.
Nossos três principais objetivos são:

01

Aumentar o acesso de crianças e adolescentes a prática esportiva e Cultural como complemento educacional.

02

Oferecer atividades que desenvolvam nos aspectos, sociais, físicos, mentais e morais destes jovens.

03

Ocupar de forma saudável o tempo ocioso, minimizando assim sua exposição no convívio com a marginalidade.
Junte-se a uma comunidade de pessoas que fazem a diferença.