Ajudôu versus o Bullying

Palestrante fala sobre bullying em projeto social de judô
A conversa e a escuta foram bem ativas durante o evento sobre bullying do Ajudôu, com vários alunos fazendo seus depoimentos.

Projeto Ippon Social/Cenibra realiza palestra contra atos de violência entre jovens e a síndrome da humilhação

O Projeto Ippon Social/Cenibra realizou, neste mês de novembro, uma palestra sobre Bullying no núcleo de Santa Bárbara-MG. A iniciativa do Sensei Joaquim surgiu da necessidade de informar nossos judocas sobre o assunto e evitar que eles passem por situações de risco. Nestes momentos, o olhar mais atento de um especialista e a orientação mais focada se fazem necessários para um bom desenvolvimento psicológico e social do aluno.

A profissional convidada para um bate-papo com os nossos judocas foi Deisiane Garcia, Comandante da Guarda Municipal de Santa Bárbara. Os alunos do Ippon Social/Cenibra estão na faixa etária escolar, entre 7 e 16 anos, bastante acometida por essa síndrome. Um mal silencioso, que pode ser combatido com muita informação.

A palestra foi uma verdadeira roda de amigos com Deisiane como mediadora. A comandante foi bem clara ao falar que o bullying é algo que extrapola as brincadeiras “normais”, passando a ser uma Síndrome de Humilhação. Geralmente se inicia com chacotas constantes, apelidos indelicados e outras “brincadeiras” de mau gosto de um grupo para com uma criança ou adolescente. A conversa e a escuta foram bem ativas, com vários alunos fazendo seus depoimentos. 

O bullying para a Unesco

De acordo com a Unesco, “todas as formas de violência escolar e bullying violam o direito fundamental à educação e, da mesma forma, ambientes de aprendizagem não seguros reduzem a qualidade da educação para todos os estudantes. Nenhum país será capaz de atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os estudantes estiverem expostos à violência na escola. A violência escolar e o bullying também podem afetar seriamente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, com consequências negativas que persistem até a idade adulta”.

A Cenibra patrocina o Ajudôu

Este evento é uma ação educativa que acompanha os projetos sociais do Ajudôu, que não se limita ao esporte para transformar vidas das crianças e adolescentes. O Projeto Ippon Social tem o patrocínio da Cenibra, incentivada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Prefeitura de Santa Bárbara. As aulas são 100% gratuitas para todos os alunos beneficiados.

Related Posts

Deixe um comentário