Blog

As ONGs e as estratégias ESG

As ONGs e as estratégias ESG

 

O termo ESG tem se destacado nos últimos anos e representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas organizações. Esse conceito vem sendo usado para se referir a práticas empresariais e de investimentos que se atentam com critérios de sustentabilidade.

Já os indicadores ESG são um conjunto de critérios de conduta que ajudam as empresas a implementarem boas práticas nos seus negócios. Esta é uma excelente forma de mostrarem aos investidores que são uma opção viável para investir.

Agora, como o Terceiro Setor pode se beneficiar dessa nova tendência corporativa? O Terceiro Setor é composto por organizações de natureza “privada” (sem o objetivo do lucro) dedicadas à alcance de objetivos sociais ou públicos, embora não seja integrante do governo. Portanto, algumas práticas ESG podem ser utilizadas pelas ONG’s, como as de governança e de mensuração de impacto.

Responsabilidade Social Corporativa

A Responsabilidade Social Corporativa representa o compromisso permanente da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico.

Diante disso, a estratégia ESG reúne um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança de uma empresa, contudo, às vezes as empresas precisam de especialistas em áreas que não são o foco principal do negócio. 

Quando o tema é social e ambiental, o Terceiro Setor pode ser considerado o maior agente de transformação do Brasil. De acordo com estudo realizado recentemente, adotar uma agenda ESG traz diversos benefícios para uma empresa ou Organização.

Alguns exemplos são:

  •  Vantagens competitivas que posiciona determinada empresa à frente das concorrentes no mercado;
  •   Maior lucratividade – quanto maior o preço dado, maior o lucro;
  •  Melhora na sua reputação principal pré-requisito para uma empresa ser bem sucedida a longo prazo;
  • Aumento do seu valuation no passar dos anos. 

Como as ONGs se inserem nas estratégias ESGs?

Segundo o fundador da Organização Não Governamental Ajudôu, Júlio Jaques, dado que a empresa assuma este compromisso, e tenha o recurso financeiro, as ONG’s têm a expertise da implementação e gestão de projetos sociais de esporte, conservação do meio ambiente, reforço escolar gratuito e muitos outros.

“Estamos na ponta do que o ESG propõe. Como estamos falando do retorno que as empresas precisam dar à sociedade, as ONG’s são os parceiros perfeitos para ajudar nessa estratégia. Afinal de contas, as instituições do terceiro setor existem para resolver problemas sociais e públicos cujo estado não está fornecendo. O melhor de tudo, é que fazemos isso de maneira mais dinâmica, ágil e com impacto comprovado”, afirma Júlio.

Para finalizar, diversas organizações sociais já perceberam a importância de adotar essas medidas. A pesquisa Institutional Investors Sustainable Investing Survey, conversou com 105 organizações dos Estados Unidos para tentar entender a posição das OSCs em relação aos indicadores de ESG. Embora metade tenha respondido que ainda não investe nessas práticas, 12% planejavam iniciar a implementação já em 2022.

Related Posts

Deixe um comentário