Blog

Como a tecnologia tem transformado o esporte

Como a tecnologia tem transformado o esporte

 

Algumas mudanças vindas com a tecnologia em relação ao esporte já podem ser notadas, esses impactos vêm apresentando garantias e facilidades para melhor desempenho dos atletas. 

Neste artigo vamos falar sobre como a tecnologia tem ajudado no desenvolvimento e crescimento do esporte no país.

 

Qual a interferência da tecnologia no esporte

A tecnologia tem se tornado uma forte aliada dos atletas. Isso é notado, por exemplo, em novos acessórios e objetos que os auxiliam na hora de praticar algum exercício físico.

Diante disso, podemos destacar também como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento e crescimento do esporte nas comunidades.

No caso do Ajudôu, o projeto oferece o esporte como complemento educacional e ferramenta de inclusão social, por isso, o uso de tecnologia se dá para conseguir os melhores resultados possíveis nestes âmbitos. 

“Utilizamos um software que nos permite, em tempo real, acompanhar o andamento dos projetos, por exemplo, novos inscritos, assiduidade, e planejamento das atividades. Além dessas informações nos ajudarem na condução das aulas e na realização de futuros projetos sociais”, afirma Márcio Andrade, diretor técnico do Ajudôu.

Ainda de acordo com Márcio, o uso do celular é indispensável para operacionalização dos projetos e todos os colaboradores devem ter um. Com a tecnologia que utilizamos podemos traçar ainda o perfil dos beneficiários, identificando por exemplo, percentual de participantes por gênero, escola (pública ou privada), renda familiar, entre outros”, frisa.

 

Exemplos de tecnologias usadas no esporte nos dias de hoje

De uma forma geral, vamos citar alguns exemplos de tecnologias usadas no esporte:

  • Arbitro Assistente de Vídeo ou Vídeoárbitro – Ajuda juízes a reverter decisões erradas e ser cada vez mais precisos na hora da arbitragem do jogo.
  • SmartWatch – Auxilia na identificação de batimentos cardíacos por minuto, quantidade de calorias gastas, tempo percorrido e passos diários.
  • Aplicativos de smartphone para atividades físicas – Para quem não consegue deslocar até uma academia, basta entrar no Google Play Store do seu telefone, buscar sua atividade favorita e pronto.
  • Próteses flexíveis para atletas paraolímpicos – Próteses dos esportistas feitas de plástico e fibra de carbono. Há próteses inclusive com articulação, trazendo flexibilidade e permitindo ao competidor fazer diversas manobras radicais.
  • Software para controle de dados – Acompanhamento de dados/ informações necessários dos atletas.

De acordo com o diretor técnico do Ajudôu, Márcio Andrade, o esporte é essencial na sociedade e como tudo no mundo, sofre transformações constantes por meio do avanço da tecnologia. “Podemos citar o surgimento de uniformes que aumentam o conforto e a performance, dispositivos eletrônicos que ajudam no acompanhamento e controle dos praticantes e alimentos que repõem os nutrientes de forma mais rápida”, salienta. 

Mesmo com avanço da tecnologia, o mais importante de tudo, é que o esportista (criança ou adulto), seja amador ou profissional, continue sendo a peça principal na prática esportiva.

Related Posts

Deixe um comentário