Blog

A importância do esporte na formação do indivíduo

A importância do esporte na formação do indivíduo

 

O esporte é cultura do bem, de vida saudável em sociedade, de amor e paz. Incentivar a prática do esporte só vai contribuir na construção do caráter de crianças e jovens.

Neste artigo vamos falar sobre como o esporte auxilia na educação e formação de caráter do indivíduo como um todo.

 

Importância do esporte na sociedade

O esporte é uma cultura que deveria ser praticada por todos. Tanto o esporte quanto a cultura têm influência direta na formação de caráter e na qualidade de vida.

Além dos benefícios à saúde que a prática esportiva traz, é uma forma de criar e fortalecer laços. Pois o esporte tem o poder da socialização, em que não se separa gênero, raça, religião ou classe social. 

A prática regular do esporte e de atividades físicas traz inúmeros privilégios ao corpo e à mente das pessoas em seu cotidiano. Ou seja, todos que fazem alguma prática esportiva reduzem riscos de aparecimento de doenças físicas ou psíquicas,  além de garantir mais disposição no dia a dia. 

Como o esporte impacta a vida dos jovens e adolescentes

Segundo Bruno Granato, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da ONG Ajudôu, a instituição trabalha para aumentar o acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva e cultural como complemento educacional. 

“Oferecemos atividades que desenvolvam nos jovens os aspectos sociais, físicos, mentais e morais,  ocupando de forma saudável o tempo ocioso, minimizando assim sua exposição no convívio com a marginalidade”, ressalta.

O impacto do esporte é tão positivo que ajuda até mesmo contra os vícios. Uma criança ou adolescente quando pratica algum esporte está desenvolvendo sua educação e construindo seu caráter. O esporte ensina valores fundamentais na vida humana, como:

  • Respeito
  • Educação
  • Cordialidade
  • Disciplina
  • Cortesia
  • Liderança

 

Um dos fatores principais que o esporte ensina a crianças e adolescentes é como liderar.  Ainda segundo Bruno Granato, o trabalho em equipe é parte fundamental de qualquer atividade esportiva, pois nesses ambientes eles debatem, acertam o que é melhor para o time, entendem as diferentes visões de mundo. 

“As lideranças acontecem de forma natural. A disciplina é o básico, afinal de contas, o esporte e a própria associação tem suas regras que são inegociáveis. Para fazer parte, a disciplina é condição essencial em todas as nossas modalidades”, finaliza.

Related Posts

Deixe um comentário