Blog

Projeto Social patrocinado pela CEMIG e J. Mendes vai beneficiar jovens e adolescentes, de 7 a 17 anos, durante 12 meses.

Transformar a realidade de crianças e adolescentes de Santa Luzia, Betim e Barão de Cocais por meio do esporte, é um dos atuais objetivos da ONG Ajudôu. Com o projeto social Cidade Olímpica, que iniciou as suas atividades em setembro, 480 crianças destes municípios têm a oportunidade de fazer aulas gratuitas de judô, karatê, futsal e voleibol, no contraturno escolar. 

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está em mais de 30 cidades em 4 Estados brasileiros. 

Em Santa Luzia, o projeto conta com 120 vagas para aulas de karatê. Já em Betim, as crianças têm a possibilidade de escolher entre aulas de judô (120 vagas), futsal e voleibol (120 vagas). Em Barão de Cocais as aulas são de voleibol e futsal (120 vagas).O Cidade Olímpica proporciona uma série de benefícios para os municípios que vão além das aulas de esporte, pois os alunos fortalecem o senso de comunidade, aumentam o círculo social e aprendem sobre voluntariado. 

Por isso, o desenvolvimento de projetos sociais esportivos pelo país são de suma importância, pois quando o jovem tem contato com os conceitos e virtudes do Ajudôu, ele tem a possibilidade de formar o seu caráter e ter um futuro diferente, do contrário ao que teria se estivesse ocioso em casa ou nas ruas. 

Matrículas abertas para as aulas do Cidade Olímpica

O Projeto Cidade Olímpica conta com os patrocínios da CEMIG e J.Mendes, incentivadas pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio das prefeituras de Santa Luzia, Betim e Barão de Cocais.  As inscrições continuam abertas para 480 crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 a 17 anos, praticarem aulas de judô, karatê, futsal e voleibol durante 1 ano. 

Uniformes completos 

A autoestima do aluno é desenvolvida durante todas as etapas do projeto, um exemplo é o kit uniforme. Nas modalidades de judô e karatê, os alunos recebem camisa, quimono e faixa novinhos. Já nas aulas de futsal e voleibol eles recebem camisa e short. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do Cidade Olímpica frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.

Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu

Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu no contexto da Covid-19.  

O manual do Ajudôu visa passar regras gerais de seguranças sanitárias contra a Covid-19 de acordo com a realidade de cada local, ou seja, as aulas de esporte terão adaptação de acordo com as diretrizes do Ajudôu, que podem ser revisadas. Abaixo estão alguns exemplos de diretrizes: 

  • Distanciamento mínimo exigido durante as aulas (1 aluno a cada 2 m²);
  • Todos os alunos devem começar e terminar as atividades no mesmo espaço de tempo e saírem de forma ordenada, sem contato e aglomeração; 
  • Término das aulas 10 minutos antes para não aglomerar com a turma da próxima aula; 

Deixe um comentário