Blog

O que é o Terceiro Setor?

O que é o Terceiro Setor?

Certamente você já ouviu algo sobre o Terceiro Setor e as organizações não governamentais, não é mesmo? Quando falamos sobre isso, estamos nos referindo ao voluntariado e ao trabalho social. 

Neste conteúdo, falaremos sobre o tema Terceiro Setor. Vamos mostrar o que é, como funciona, suas características e principais fatores de seu desenvolvimento.

 

Entenda o que é o Terceiro Setor

O terceiro setor é o conjunto de organizações sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a atuação voluntária junto à sociedade civil buscando o seu fortalecimento.

A expressão “Terceiro Setor” começou a ser usada na década de 1970 por pesquisadores nos Estados Unidos e, a partir da década de 1980 passou também a ser utilizada por pesquisadores europeus. 

Veja alguns tipos de organizações do terceiro setor:

  • Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
  • Entidade beneficente. 
  • Institutos.
  • Fundações
  • Organização Não-governamental.

Em específico, podemos citar a Associação Ajudôu, que é uma organização não governamental visando promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte. 

De acordo com o fundador do projeto, Júlio César Lana Jaques, o Terceiro Setor é parte fundamental da engrenagem do mundo. 

“Como não são do setor público e nem do setor privado, acreditamos que é a mais perfeita representação de democracia e cidadania que existe, pois é a população organizada suprindo suas próprias necessidades sem interesse financeiro e político. Sendo bem direto, é o setor da sociedade que realiza políticas públicas que o estado não consegue executar por si só e não são da expertise e nem do interesse do setor privado”, frisa.

 

Principais fatores de desenvolvimento do Terceiro Setor

Diversos fatores favoreceram o crescimento do terceiro setor no Brasil, por exemplo, a globalização, a mudança no perfil do mercado e a redefinição do papel do Estado. 

As entidades do terceiro setor surgiram nos países pela iniciativa de nações centrais, organizações não-governamentais e agências internacionais do hemisfério norte e também devido às crises que provocaram a redefinição do papel do Estado.

Entre as características das Organizações do Terceiro Setor, estão: 

  • Engajamento de causas;
  • Projetos de impacto social;
  • Criação de mudanças;
  • Diminuição de desigualdades; 
  • Compreensão do contexto social e político do país;
  • Responsabilidade social e voluntariado.

Agora, existem outros fatores importantes para uma gestão eficaz no Terceiro Setor. Como, por exemplo: determinar a missão e visão da organização, ter uma boa governança e eficiência de  sustentabilidade organizacional. 

 

Conheça o Ajudôu

Realizamos trabalhos voluntários por meio do esporte para a inclusão de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Acesse nosso site e conheça nosso trabalho.

Related Posts

Deixe um comentário