As artes marciais são técnicas físicas e mentais milenares, que prezam pela obediência e autocontrole. Além disso, elas trabalham também o psicológico, indicadas para crianças e jovens.
Confira os principais benefícios das artes marciais para a vida dos jovens:
Contribuem para um crescimento mais ativo;
Segundo o MEC, cerca de 10% das crianças do país são obesas, um problema que gera grandes consequências na idade adulta.
Nesse sentido, as artes marciais podem contribuir para melhorar a qualidade de vida dos jovens que sofrem com essa condição.
Isso acontece porque são práticas com alto gasto de calorias, o que ajuda a combater a obesidade.
Além disso, as artes marciais incentivam uma vida dinâmica e saudável, que contribui para diminuir o sedentarismo dos jovens.
Melhoram a capacidade física das crianças;
Assim como grande parte das atividades físicas, as artes marciais também podem melhorar a capacidade física das crianças, ajudando no desenvolvimento dos jovens.
Ajudam a diminuir a agressividade e não incitam a violência;
Além de todos os benefícios físicos, há um grande ganho psicológico e emocional para a criança que pratica artes marciais.
Isso acontece porque incentiva-se em primeiro lugar o respeito com o outro. Assim, a criança pode ver que o seu “rival” também é um aluno e deve ser tratado com apreço.
Preparam as crianças para lidar com as falhas;
Outro ponto importante é ensinar aos jovens que a vida também é feita de falhas. O que importa no final é saber reconhecer a vitória do outro.
A vitória é um sentimento ótimo e que pode dar um impulso na autoestima de qualquer criança, mas é impossível passar pela vida sem derrotas. Por isso, as artes marciais servem como um preparo para o jovem.
Ele vai precisar lidar com essas situações no futuro e, assim, será capaz de desenvolver uma inteligência emocional.
Ensinam a importância de estar focado;
Aprender uma arte marcial exige foco, assim como qualquer ensinamento. Por isso essa também é uma lição valiosa para os jovens praticantes.
Eles precisam aprender os movimentos de maneira correta, a postura certa, como respirar, etc. O que exige foco.
Contribuem para o desenvolvimento da autoestima e confiança;
Além dos benefícios físicos e psicológicos, as artes marciais ajudam a desenvolver a autoestima da criança, ao desenvolver a autoconfiança e a conexão entre a mente e o corpo.
Levam as crianças a respeitar os adultos e a procurar referências.
Ao praticar artes marciais, a criança usa o seu mestre como um espelho e um guia. Isso o ensinará valores e ética no tatame, além dos movimentos de defesa.
Isso desenvolve o respeito e faz com que o jovem procure referências nos adultos de seu convívio.