Desenvolvimento intelectual na infância pode ser intensificado através da prática de esportes
O esporte na infância ou adolescência desempenha um importante papel no desenvolvimento intelectual.
A prática de esportes não é apenas benéfica para fortalecer a saúde física e mental, mas também ajuda a melhorar a capacidade para lidar com problemas do dia a dia.
Quais os benefícios do esporte na infância e adolescência?
Crescimento e desenvolvimento tornam-se melhores quando a criança e o adolescente participam de atividades esportivas. Eles terão agora um estilo de vida mais ativo, reduzindo o risco de doenças (inclusive mentais), prevenindo o ganho de peso, desenvolvendo habilidades físicas, entre outras.
Praticar esporte na adolescência e infância também aprimora aspectos positivos na personalidade como: respeito, boa comunicação, perseverança, estabelecimento de metas e lutar contra as dificuldades. Há ainda como benefício o combate a ansiedade e a melhora da coordenação motora.
Como o esporte favorece o desenvolvimento intelectual?
Segundo especialistas, as crianças que praticam esportes conseguem aperfeiçoar sua cognição. E isso foi confirmado por um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.
Os especialistas afirmam que a criança que pratica algum esporte desenvolve sua capacidade intelectual, têm maior motivação, comprometimento, maior facilidade para inclusão, aumento da autoestima, etc.
Além disso, o esporte estimula o raciocínio e a linguagem e ainda proporciona melhora na aprendizagem.
Esportes mais praticados pelos jovens
Futebol e basquete estão entre os esportes mais praticados pelos jovens atualmente. Ambos trabalham a atuação em equipe, respeito às regras, superação, coordenação, concentração, equilíbrio e velocidade. Mas há ainda outros como os relacionados às artes marciais.
Assim, crianças, adolescentes e jovens melhoram sua agilidade, flexibilidade e habilidades intelectuais. Além disso, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual, eles aprendem a encarar desafios e já preparam-se para lidar com momentos de frustração também.
Como incentivar essa prática
Os pais são fundamentais para o incentivo ao esporte na infância. Mas as empresas e demais órgãos também podem e devem fazer sua parte nesse processo ao apoiarem iniciativas com esse propósito.
Algumas das principais medidas para o incentivo ao esporte são: evitar cobranças e exigências demasiadas, não existindo nenhum benefício nisso.
Também:
– Apresenta diferentes esportes e modalidades esportivas para que a criança tenha opções;
– Não se esqueça de levar sempre em consideração as limitações físicas dela;
– Permita que a criança ou adolescente siga suas próprias preferências e evite pressionar ou mesmo criticá-la.