Como o terceiro setor contribui para o bem da sociedade?
Projetos de impacto social, voluntariado, redução da desigualdade e responsabilidade social estão entre as principais características do terceiro setor.
Composto por organizações privadas e sem fins lucrativos, esse setor busca, assim, alcançar o bem-estar social, além, claro, de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade civil ativa e que participa de ações e atividades do voluntariado.
Entenda o que é o Terceiro Setor
O Terceiro Setor tem o objetivo de promover a solidariedade através da sociedade, sendo que para isso ele conta com organizações não-governamentais (ONG’s) de diferentes naturezas, mas em sua maioria as de iniciativa privada.
Um pouco da história do Terceiro Setor no Brasil
Ele surgiu no Brasil no século XVI, sendo a fundação Santa Casa de Misericórdia a que realizou as primeiras ações nesse sentido, a qual é referência até os dias de hoje.
Nessa época, as principais instituições que prestavam apoio para essa causa estavam ligadas a Igreja Católica. E entre as instituições estavam hospitais arcaicos, asilos, colégios católicos, etc.
O tempo passa e com o Estado Novo o Terceiro setor passa por uma transformação, ganhando forma e sendo depois as entidades que integravam ele regulamentadas por uma legislação nova, a qual declarava que tais instituições eram de utilidade pública.
Principais fatores de desenvolvimento do terceiro setor
Muitos fatores contribuíram para o desenvolvimento do Terceiro setor no Brasil, dos quais podemos destacar a globalização, alterações no perfil do mercado e também o Estado tendo seu perfil redefinido.
Quais benefícios o terceiro setor traz para a sociedade?
Ele atua estimulando e também complementando políticas públicas, sinalizando o Estado quanto aquilo que necessita urgentemente de sua intervenção.
Mas além disso, o Terceiro Setor ainda oferece serviços e produtos que atendam às necessidades da população, os quais o Estado não conseguiria oferecer.
Em municípios menores e com uma infraestrutura mais precária, por exemplo, organizações assim são de tamanha importância, ainda mais quando há restrições no orçamento. Desse modo, a população se ampara nessas ONG’s para ter acesso a certos direitos.
No que diz respeito ao esporte, o Terceiro Setor contribui para a questão social com crianças e adolescentes podendo praticar esportes e, com isso, aprenderem a socializar, desenvolverem habilidades, afastar-se de quadros de riscos, melhorar a saúde, etc.
Conheça o projeto Ajudou
Fundada em 1995, a Ajudôu é uma organização do Terceiro Setor que promove, através dos esporte, a inclusão. Suas ações têm ajudado crianças e adolescentes em diferentes localizações, já tendo atendido mais de 35 mil delas em modalidades esportivas como judô, vôlei, basquete, futsal, etc em 4 estados do Brasil.