Scroll Top

Blog

ONGs: Conheça sua importância na sociedade

ONGs: conheça sua importância na sociedade

As ONGs (organizações não governamentais) são instituições preocupadas em proporcionar melhorias no cenário social. 

No geral, essas organizações possuem prioridades que são mais focadas nas necessidades básicas humanas. Há uma diversidade de ONGs, com objetivos, estruturas e forças motrizes distintas. Contudo, todas possuem um objetivo em comum: conferir melhorias na sociedade e/ou meio ambiente.

O que são as ONGS

Uma organização não governamental (da sigla ONG) é um grupo sem fins lucrativos que funciona independentemente de um governo. Ela pode ser organizada a nível comunitário, nacional ou mesmo a nível internacional, servindo a um objetivo social.

As causas/objetivos que essas instituições defendem podem ser educacionais, esportivas, humanitárias, ambientais, questões indígenas, inclusão no mercado de trabalho,  urbanas, etc. Por isso há distintas ONGS na sociedade.

Qual a sua importância atualmente?

Essas organizações não governamentais, pertencentes ao chamado Terceiro Setor, promovem ações que levam mais alegria, dignidade, conhecimento e desenvolvimentos para as pessoas de diferentes idades.

E as organizações desse tipo não se limitam a trabalhos ambientais e de direitos humanos, mas compreendem muitas áreas em que a sociedade precise de auxílio.

Essas organizações costumam atuar como auxiliadoras para o Primeiro Setor (o setor público, o Estado), contribuindo para a solução de problemas. Assim como, elas ainda geram benefícios para o Segundo Setor (formado pelas empresas privadas), com a realização de projetos sociais e ambientais. 

Como surgiram as ONGs e o número de organizações continua subindo no Brasil?

As primeiras organizações não governamentais surgiram no Brasil no começo dos anos 60, sendo que naquela época elas tinham relação com a igreja.

De lá para cá, o número de ONGS na sociedade aumentou consideravelmente, com o país hoje contando com mais de 237 mil dessas (segundo dados do IBGE). Cada vez mais as pessoas reconhecem a importância do trabalho dessas organizações, o que gera aumento na confiança que se tem com as mesmas.

Como funciona o Voluntariado

O voluntariado é um trabalho não remunerado que uma pessoa presta objetivando ajudar outras pessoas. Esse tipo de trabalho é regulamentado pela Lei 9.608, de 1998. Essa lei define que o voluntariado se trata de ações com propósitos recreativos, científicos, educacionais, para cultura, esportes, etc. 

É comum que as organizações não governamentais tenham pessoas que se inscrevam para atuarem como voluntárias por suas causas, mas não são apenas os contemplados com as ações das ONGs que se beneficiam com o voluntariado.

Com isso, os voluntários obtêm também crescimento profissional, ao adquirirem experiência (a qual pode ser incluída no currículo), bem como um enriquecimento pelo sentimento de ter feito algo em prol da sociedade. Há benefícios para a sociedade e para quem é voluntário.

Como o Ajudou contribui para a sociedade

As ONGs trazem muitos benefícios para a sociedade e a Ajudôu tem feito sua parte também. Ela entende que o esporte pode transformar vidas e ajudar a formar o caráter de crianças e jovens.

Por meio de diferentes projetos no âmbito esportivo, a ONG tem levado muitas oportunidades para diferentes públicos. Conheça os projetos e contribua para levar mais esperança e qualidade de vida.

Posts relacionados

Deixe um comentário