O lugar mais alto do pódio para a cidadania e inclusão social
Minas Gerais, 10 de Maio
Com apoio da Vale, alunos do Ajudôu, representando São Gonçalo do Rio Abaixo, conquistam o 4° Lugar Geral no Campeonato Mineiro de Judô Sub 13
No último sábado, dia 4 de março, o tatame do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, se tornou palco de um grande triunfo para a cidadania e inclusão social. Alunos do projeto Ajudôu Esporte e Cidadania, representando São Gonçalo do Rio Abaixo, conquistaram o 4° lugar geral na categoria sub 13 do Campeonato Mineiro de Judô.
Com orgulho e garra, os 19 jovens atletas, todos formados pelo Ajudôu, colocaram em prática o aprendizado e a dedicação, conquistando um lugar de destaque na competição. O resultado, além de coroar o talento individual, evidencia o impacto transformador do projeto na comunidade local.
Brilho nas categorias:
- 1° lugar: Larissa Monteiro e Marcela Gomes de Souza
- 2° lugar: Vivian Souza e Maria Alice Freitas
- 3° lugar: Valentina Felisbino, Débora Macedo e Emanuelle Dias
Mais do que medalhas:
Para o mestre Ricardo Luiz, professor do projeto, a participação em eventos como esse vai além das medalhas. É uma oportunidade de crescimento, responsabilidade e aprendizado para os jovens, que viajam sem a presença dos pais, enfrentam novos desafios e aprendem com a vitória e a derrota.
“Essa experiência contribui para o desenvolvimento esportivo, pessoal e profissional dos alunos. Eles aprendem a lidar com responsabilidades, manter o foco nos treinos e amadurecem como indivíduos”, ressalta o mestre.
A força da parceria:
O sucesso da equipe no Campeonato Mineiro de Judô só foi possível graças ao apoio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, que garantem a gratuidade das aulas para todos os alunos do Ajudôu.
Essa união de forças demonstra o poder transformador do investimento no esporte. Mais do que formar atletas, o Ajudôu constrói cidadãos, impulsiona o desenvolvimento da comunidade e ergue a bandeira da inclusão social.
Conclusão:
A conquista do 4° lugar no Mineiro de Judô Sub 13 é um marco para o Ajudôu e para São Gonçalo do Rio Abaixo. Um lembrete inspirador de que, por meio do esporte e da cidadania, podemos alcançar grandes feitos e construir um futuro promissor para as novas gerações.
Sobre o Ajudôu
Para conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse o site https://ajudou.org/ .
O Ajudôu promove a inclusão social de crianças e adolescentes através do esporte. Fundada em 1995, a organização já beneficiou mais de 40 mil jovens em mais de 70 cidades de 8 estados diferentes, oferecendo aulas gratuitas de judô, vôlei, futebol, basquete, handebol, natação, xadrez, futsal e karatê.