Desde sua fundação há 23 anos, o Ajudôu tem como principal objetivo promover a inclusão social, de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, proporcionando aulas de judô, futsal e vôlei no contraturno escolar.
Atualmente, há dois projetos em andamento, o Ajudôu Ano III e o Cidade Olímpica, que são realizados por meio da Lei Estadual e Federal de Incentivo ao Esporte, através de incentivos fiscais, com apoio e parceria da Cenibra, Arcelormittal e das Prefeituras Municipais de Ipaba, Pingo D’água, Dionísio e São José do Goiabal.
O Projeto Ajudôu Ano III promove aulas de Judô nas escolas locais das cidades de Dionísio e São José do Goiabal, toda segunda e quarta-feira, contemplando 300 alunos. O Cidade Olímpica atende 240 alunos com aulas de Volêi e Futsal, toda terça e quinta-feira, nas cidades de Pingo D’água e Ipaba.
As aulas são ofertadas de forma totalmente gratuita, beneficiando um total de 540 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos. Desde sua implantação, o Ajudôu já beneficiou cerca de 20 mil atletas mirins em 12 municípios de Minas Gerais.
O projeto também é uma oportunidade para empresários, fornecedores, empresas e voluntários. Ao adotar o programa, as indústrias reconhecem que têm papel fundamental no desenvolvimento da cidadania e na formação do caráter e valores das crianças e adolescentes que são o futuro do país.