Com apoio da Usiminas e Kinroos Ajudôu amplia atendimento em Ipatinga e Paracatu (MG)
O projeto social Judô nas Escolas oferece aulas gratuitas de judô para 600 crianças e adolescentes, em parceria com a Usiminas e Kinroos.
No que depender do Ajudôu e da Usiminas, o Judô nas Escolas vai continuar mantendo a forte tradição do esporte em Ipatinga e Paracatu. O projeto social é Incentivado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e vai atender 600 alunos da rede pública de ensino durante 12 meses. No Vale do Aço, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, no Centro Esportivo Cultural 7 de Outubro, bairro Veneza, no contraturno escolar dos estudantes. Na região noroeste do estado, as aulas acontecem em cinco núcleos, Associação dos Moradores Amoreiras II , E.M Professora Maria da Trindade Rodrigues, E.E Delano Brochado Adjuto , EE Affonso Roquette e E.E Temístocles Rocha.
“É uma grande honra atender a Usiminas em Ipatinga e a Kinroos em Paracatu. O Ajudôu está muito focado em melhorar a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes com o judô. Além do desenvolvimento físico e intelectual, a paciência, o autocontrole, a sociabilidade e o respeito ao próximo, até mesmo higiene pessoal são aprendidos pelos judocas”, destaca Júlio César Lana Jaques, Fundador e Diretor Executivo do Ajudôu.
Estas características citadas por Júlio César fazem o judô ser considerado pela Unesco o esporte mais adequado para crianças. Uma verdadeira escola da vida, pois todos os praticantes seguem um código moral que transcende os tatames. É a opção ideal de inclusão social e complemento educacional para o público do projeto, que são crianças e jovens entre 7 e 17 anos.
“Ficamos felizes em contribuir para democratizar o acesso à prática esportiva de forma a promover saúde e bem-estar, além de formar atletas com embasamento técnico e prático de qualidade. É uma satisfação ter a oportunidade de direcionar a atuação da Usiminas em prol da formação humana de crianças e adolescentes, por meio do incentivo à prática ao esporte”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
Uniformes completos
A autoestima do aluno é desenvolvida durante todas as etapas do projeto, um exemplo é o kit uniforme. No judô, os alunos recebem camisa, quimono e faixa novinhos. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do Judô nas Escolas frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.
Sobre o Ajudôu
O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Fundado em 1995 e com o apoio de grandes parceiros, já foram atendidas mais de 35 mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de judô, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol e natação, em mais de 50 cidades de 6 estados diferentes.