Conheça a história do Futsal no Brasil
Futsal ou futebol de salão é o nome dado a uma modalidade esportiva onde competem 5 jogadores em cada time. O objetivo desse jogo, assim como no futebol tradicional, é conseguir levar a bola até a meta do oponente.
Mas como tudo isso começou? Quem foi o criado desse tipo de esporte? Como ele chegou ao Brasil?
No artigo de hoje contaremos mais sobre esse esporte, sobre a história do futsal no Brasil e traremos ainda algumas curiosidades.
Como surgiu esse esporte?
O futsal é um esporte que teve sua origem em 1934, no Uruguai. O seu criador foi Juan Carlos Ceriani, que observou que a maioria das crianças jogava futebol em campos de outros esportes, que eram mais reduzidos, devido a não conseguirem encontrar um campo de futebol.
Nessa modalidade esportiva mesclou-se elementos tanto do futebol quanto do handebol e do basquete.
Veja como ele chegou ao Brasil
Conta-se que o futsal foi desenvolvido tanto no Uruguai quanto também no Brasil.
E sobre o futsal no Brasil, o esporte chegou ao país, por volta de 1940, sendo na Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo, em que passou a ser desenvolvido. O objetivo com aquilo era fornecer um modo dos jovens jogarem, já que não haviam campos de futebol para isso.
Hoje, o esporte é algo importante também para a sociedade, havendo muitas ações sociais com o uso dele. Um exemplo é no caso de integrar as crianças na sociedade usando o esporte.
Fundamentos e regras do Futsal
Tal como no futebol, uma das principais regras é nunca deixar a mão tocar na bola. Apenas o goleiro o pode fazer.
As equipes/times são formadas por 5 jogadores, onde está incluso o goleiro. Mas podem haver até 7 jogadores no banco de reserva. E as partidas duram 20 minutos, sendo dois tempos (sendo o total de 40 minutos para as duas partidas).
As partidas são cronometradas, onde sempre que há uma parada, então o cronômetro é também pausado. Ha entre as partidas um tempo de intervalo de 10 minutos.
São dois árbitros que conduzem o jogo. E a cada período do jogo cada um dos times pode solicitar apenas um tempo técnico.
O goleiro pode ter a posse se bola por no máximo 4 segundos, se ele se encontrar no campo de defesa.
Se uma equipe comete mais do que 5 faltas por partida, então na sexta deve ser cobrado o tiro livre direto e sem que haja uma barreira.
Importância do futsal nas escolas
Além de ser benéfico como uma atividade física para os alunos, o esporte ainda confere outros benefícios como: promover a socialização, trabalho em equipe, estimular a criatividade e o pensamento estratégico e ainda traz benefícios em aspectos afetivos, para a proatividade, etc.
Incluir o futsal como esporte nas escolas é um modo de incentivar os alunos e os ajudar no seu desenvolvimento em diversos aspectos. E é uma forma também de integrar as crianças na sociedade.