Blog

volei

O vôlei é um esporte bastante popular no Brasil. Você sabe por quê? O voleibol brasileiro tem uma história rica e interessante, com boas participações das equipes no cenário nacional e também internacional. Conheça mais sobre essa modalidade neste post.

Você sabe como foi o início do vôlei no Brasil?

O voleibol chegou ao Brasil em 1915, sendo jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Porém, as informações divergem entre os estudiosos, em 1916 que o voleibol chegou ao nosso país, sendo praticado pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Em 1923, aconteceu a primeira iniciativa para a difusão do voleibol no Brasil, o Fluminense promoveu o 1º torneio desse esporte. Hoje esse jogo é modalidade olímpica, tendo destaque no Brasil por causa dos seus excelentes resultados.

No início do século XX, o crescimento econômico do país fez com que o interesse pelas modalidades esportivas aumentasse. Em 1954 foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

 

Confederação Brasileira de Voleibol

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), uma das mais importantes associações do Brasil. Responsável pela organização de competições nacionais como o Campeonato Brasileiro de Voleibol, que acontece todos os anos e está entre as mais importantes competições de voleibol da América do Sul.

A CBV também organiza partidas internacionais entre o Brasil e outros países, incluindo Argentina, Venezuela e Colômbia. O objetivo principal é divulgar o vôlei no Brasil e no exterior, formando jogadores em todos os níveis de competição: times juvenis através de ligas universitárias ou clubes profissionais como o Clube Náutico Capibaribe que disputam campeonatos pela Europa todos os anos!

 

Você sabe jogar vôlei?

Talvez você esteja interessado em aprender novas habilidades e técnicas para melhorar seu jogo. Talvez você esteja apenas procurando uma maneira divertida de se exercitar. A boa notícia é que aprender a jogar vôlei nunca foi tão fácil!

Uma partida padrão terá seis jogadores por equipe: cinco na quadra ao mesmo tempo e um substituto que normalmente não participa do jogo, mas entra mais tarde quando ocorre uma lesão. Além disso, há outro jogador chamado líbero que também não participa do jogo regular, mas desempenha funções especiais em relação às substituições e defesa da linha de fundo.

O jogo de vôlei começa com um saque. O jogador responsável por colocar a bola em jogo, deve fazê-la passar sobre a rede e cair dentro da quadra do lado adversário. Já a equipe que recebe o saque, tem direito a três toques para devolver a bola para a quadra do adversário.

O jogo é dividido em sets, quem vencer os três primeiros, ganha a partida.

Quanto aos riscos que essa modalidade oferece, é interessante observar o uso do tênis adequado para não ocasionar desgaste no calcanhar.

 

Benefícios do vôlei para a saúde

O vôlei é um esporte de pouco contato, o que significa que o risco de lesões é bem mais baixo. Ele também pode ser praticado por atletas de diferentes idades, desde crianças até pessoas mais velhas. Confira a seguir os principais benefícios de jogar vôlei:

  • contribui para o desenvolvimento cognitivo, já que exige uma percepção rápida do jogo;
  • fortalece membros superiores e inferiores,
  • aumenta a flexibilidade;
  • melhora a coordenação motora e o funcionamento cardiorrespiratório;
  • ajuda no controle de peso corporal;
  • alivia o estresse;
  • estimula a interação social e a comunicação.

 

 

Fontes: Brasil Escola

Escola Educação

Related Posts

Deixe um comentário