Blog

Importância da solidariedade no Terceiro Setor

Solidariedade se refere a um sentimento de unidade e união entre os membros da sociedade, mas pode abranger muitos aspectos diferentes. A palavra em si vem do latim solidus que significa “único e indivisível” ou “completo”, de modo que solidariedade significa simplesmente que alguém se sente conectado e inteiro com seus semelhantes.

Desta forma, todos nós podemos nos conectar uns com os outros através de nossa humanidade compartilhada, independentemente de nossas diferenças – e devemos celebrar essas diferenças em vez de reduzi-las a barreiras que excluem as pessoas de acessar serviços ou recursos de que necessitam.

 

Por que precisamos de solidariedade?

A solidariedade é o elemento chave do Terceiro Setor. Trata-se de ajudar os outros, trata-se de empatia e compaixão para com os necessitados. Solidariedade é também a confiança mútua entre pessoas que compartilham valores e objetivos comuns.

Há muitas maneiras diferentes de fazer parte da solidariedade: você pode ser voluntário, doar dinheiro ou bens, fornecer informações ou apoio para outra pessoa (por exemplo, fornecendo um ouvido atento), ou mesmo organizar atividades que visam ajudar outras pessoas (por exemplo, organizando um evento de arrecadação de fundos).

 

Entenda o conceito de Terceiro Setor

O terceiro setor é um setor da sociedade que é distinto dos setores público e privado. Ele consiste em empresas voluntárias, comunitárias e sociais. Em outras palavras, é formado por organizações como instituições de caridade, cooperativas, mútuas, empreendimentos sociais e grupos de auto-ajuda.

O terceiro setor é formado por organizações semi-autônomas que prestam serviços como saúde, bem-estar e educação. Ele inclui instituições de caridade, ONGs, empresas sociais e cooperativas, assim como autoridades locais que prestam serviços públicos.

A solidariedade dentro destas organizações é crucial porque elas são frequentemente pequenas e, portanto, dependem do trabalho em equipe para alcançar seus objetivos. Elas também precisam de um forte senso de solidariedade umas com as outras para que possam trabalhar juntas de forma eficaz para melhorar a sociedade.

 

Como a solidariedade caminha junto com as ações do terceiro setor

A solidariedade é a cola que mantém a sociedade unida. É também a cola que mantém o terceiro setor. Quando as pessoas se vêem como iguais e respeitam umas às outras, elas são capazes de trabalhar juntas para ajudar os outros em sua comunidade ou país.

Há muitos valores que são importantes para o terceiro setor e para a sociedade em geral, mas a solidariedade é um dos mais importantes. A solidariedade é definida como “um senso de unidade ou apoio mútuo entre as pessoas”, e é um valor ao qual não prestamos atenção suficiente. Isto é verdade tanto no trabalho quanto no mundo, onde a solidariedade pode ser difícil de encontrar.

Mas se quisermos uma sociedade civil forte com comunidades saudáveis, precisaremos de mais solidariedade. Precisamos dela porque quando os indivíduos cuidam uns dos outros e cuidam das necessidades uns dos outros, é menos provável que caiam na pobreza ou dependam de receber ajuda de outros (ou do governo). Também precisamos dela porque quando os indivíduos se apóiam uns aos outros – especialmente aqueles que foram marginalizados pela sociedade – eles podem conseguir muito mais juntos do que poderiam fazer sozinhos (ou até mesmo com apenas uma outra pessoa).

 

Veja como você pode ajudar

Faça doações mensais para o Ajudôu pelo cartão de crédito na plataforma cidadedobem.com. É seguro, simples e prático. Doe agora.

 

 

Related Posts

Deixe um comentário