Blog

6 curiosidades sobre o judô

6 curiosidades sobre o judô

O judô é uma arte marcial japonesa e um esporte olímpico de alto valor educacional. Veja nesse outro artigo do blog a História do Judô: Entenda o que é e como ele chegou no Brasil! Aqui, vamos te contar 6 curiosidades sobre o judô que talvez você ainda não saiba. Confira!

 

1. O “caminho suave”

A palavra Judô vem do japonês e é a junção de duas palavras. ‘Ju’, que significa calmo, delicado e ‘do’ que significa modo, método. Juntas, elas significam caminho suave.

 

2. Kimono (ou quimono) é o nome do roupão branco usado pelos judocas.

A escolha da vestimenta é para proporcionar mais rapidez e técnica. Sem usar o kimono, é mais difícil agarrar o adversário e realizar as ações, já que a intenção é derrubar o adversário. O tecido mais grosso foi pensado para não rasgar durante a luta.

 

3. O judô foi a primeira arte marcial a se tornar um esporte olímpico.

Em 1964, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o judô passou a ser uma modalidade olímpica.

 

4. O judô é o único esporte no Brasil que conquistou medalhas em 9 olimpíadas consecutivas.

O Brasil é também, atualmente, o esporte que mais deu medalhas para o País!

 

5. A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) já declarou o judô como o melhor esporte de formação inicial para crianças e jovens.

O comitê da Unesco, já declarou o judô como o esporte mais completo e adequado para crianças, pelos princípios que o judô promove. Também destacaram o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.

 

6. O judô é fundado em cima de 8 princípios básicos:

  • Cortesia;
  • Coragem;
  • Honestidade;
  • Honra;
  • Modéstia;
  • Respeito;
  • Autocontrole;
  • Amizade.

Seja um “Ajudoca”

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Acreditamos que o judô e as demais práticas esportivas são poderosas ferramentas na formação do caráter e têm grande poder de transformação na vida de crianças e adolescentes. Oferecemos aulas gratuitas de esporte e desenvolvemos projetos sociais esportivos via isenção de impostos de empresas e pessoas físicas e, também, doação on-line.

Junte-se a uma comunidade de pessoas que fazem a diferença!

Related Posts

Deixe um comentário