Por que apoiar o voluntariado empresarial?
Através do voluntariado empresarial as empresas estimulam o desenvolvimento de novas competências em seus funcionários. A exemplo disso podemos citar a melhora da capacidade de trabalhar em equipe, autoconfiança, responsabilidade, liderança, etc.
O que é ser voluntário?
Ser voluntário é mais do que dar comida para quem tem fome e cobertor para quem sente frio. Mas ele é um modo de conscientizar-se sobre os problemas sociais que atingem grupos marginalizados e de direcionar esforços, ações, recursos e mais em prol de proporcionar bem-estar para essas pessoas.
Entenda o que é o voluntariado empresarial
Sobre esse tipo de voluntariado, ele compreende ações tomadas pelas empresas a fim de estimular e incentivar seus funcionários a realizarem atividades em prol da sociedade.
Exemplos de voluntariado empresarial:
- Cervejaria Ambev: essa empresa também possui seu próprio programa de voluntariado que é o VOA, que ajuda ONGs com mentorias fornecidas por especialistas;
- Ipiranga: A Ipiranga busca atuar como instrumento de transformação e desenvolvimento social. Para isso, promove diferentes oportunidades de voluntariado para seus funcionários, através de um Programa estruturado que incentiva a solidariedade, a postura cidadã e uma consciência socialmente responsável.
- Cemig: O Programa Você, tem como finalidade estimular e difundir a solidariedade e o trabalho voluntário da força de trabalho, a fim de promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua.
- Arcelor Mittal: O projeto estimula a constituição de comitês de voluntariado, oferecendo apoio na forma de recursos, capacitação, orientação, promoção de campanhas e de projetos de caráter continuado. Seu gerenciamento é feito pelos próprios voluntários, que decidem o foco e a forma de atuação.
Por que apoiar essas iniciativas?
Um dos principais motivos para as empresas apoiarem iniciativas do voluntariado é porque assim elas passam a desenvolver ações visando a responsabilidade social no seu ambiente.
Para os funcionários, há benefícios como o desenvolvimento de habilidades em seus colaboradores. Além disso, consegue engajar e motivar a equipe.
Enquanto isso, para a empresa há a melhora da sua imagem diante de clientes e parceiros, além, claro, de ter funcionários mais competentes e motivados.
Por fim, os benefícios para a comunidade envolve ter suas necessidades atendidas, quando nem mesmo o Estado consegue realizar isso. Com o voluntariado empresarial a comunidade terá amparo para desenvolver-se social e economicamente.
Benefícios do voluntariado empresarial
Mas há ainda outros benefícios do voluntariado quando no contexto empresarial, destacando-se:
- Tanto os funcionários quanto aqueles que ocupam cargo de liderança podem desenvolver ou mesmo aprimorar habilidades de liderança;
- O colaborador sente-se parte da empresa e passa também a admirá-la;
- Os relacionamento se fortalecem;
- Empresas que apoiam e incentivam esse tipo de ação são vistas como dispondo de um ambiente de trabalho mais amigável;
- Também, as empresas que assumem esse compromisso de voluntariado, ajudando ONGs e outras, são vistas com outros olhos pela sociedade e os clientes;
- Além, é claro, disso também contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os funcionários.