Desenvolvido pela De Peito Aberto incentivo ao Esporte, Cutura e Lazer, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do do Ministério do Esporte, o projeto oferece aulas de judô como complemento educacional para 500 crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, num período de 12 meses.
Os municípios atendidos são: Periquito, Naque, Belo Oriente ( Cachoeira Escura), Antônio Dias e Nova Era e tem o patrocínio da CENIBRA S/A E Nova Era Silicon e apoio das prefeituras.
“A equipe de treinadores de judô são ex-alunos do projeto, faixas marrom, graduandos e formados em Educação Física, uma grande conquista para todos”, enfatiza o coordenador geral, Prof. Júlio César Lana Jaques.
“Comecei a praticar judô com 11 anos no Projeto Ajudôu, com o professor Marcelo Fernandes, em seguida com o coordenador do projeto Ajudôu Júlio César Lana Jacques e o Edmilson Leite Guimarães.
Antes de entrar no judô, era como a maioria das crianças bagunceiras, vivia nas ruas brincando e não tinha visão de vida, depois que entrei, fui vendo que o esporte muda a vida de uma criança, comecei a me destacar no cenário estadual, fui a primeira campeã mineira aos 14 anos, campeã do Jimmi, representei a cidade no Brasileiro Escolar em Brasília.