O que podemos aprender com esportes educativos?
Esportes educativos ajudam no desenvolvimento, mas também promovem o bem-estar de crianças e adultos. Por meio deles, inclusive, muitas pessoas conseguem se livrar de hábitos que são prejudiciais para a sua saúde e qualidade de vida, por exemplo.
Quais os benefícios do esporte?
A prática esportiva contribui para o desenvolvimento cognitivo, melhora a socialização, previne problemas de saúde. Esses são apenas alguns dos aspectos da inclusão dos esportes na sociedade.
É importante pontuar que cada esporte possui suas particularidades e cada um atrai um tipo de pessoa. Outro fato, é que o esporte pode ajudar até mesmo a ressignificar algumas crenças, moldar caminhos e distanciar a pessoa de pensamentos com ideias distorcidas, ou seja, aqueles pensamentos negativos.
O esporte educa
O esporte possui ligação direta com as pessoas e o seu bem-estar em diversos quesitos. Ser corajoso, disciplinado, persistente e perseverante são características positivas que podem enriquecer cada um de nós.
Educando os atletas moralmente, fazendo com que aprendam a respeitar regras e todos os envolvidos no jogo, criando vínculos, dando confiança, ensinando que podem perder partidas, mas não aquela ética que será um instrumento vital para suas vidas. Nesse caso, os esportes educativos são cruciais no processo de formação do ser humano, pois lidam com processos relacionados à competitividade e cooperação.
Os estudantes aprendem a conviver com as derrotas e os adiamentos, que acabam por fortalecer sua autoestima e determinação. Já os treinos podem ensiná-lo a se programar, estabelecendo metas e chegando a elas. Com isso, ele aprende a ser responsável e disciplinado dentro de casa também.
A importância do esporte nas escolas
Nas instituições de ensino, é uma das áreas do conhecimento que possibilita a interação de todos os envolvidos, e pode servir como um instrumento pedagógico tão importante quanto outras áreas do conhecimento. A atividade física ajuda a eliminar o estresse cotidiano, melhorando a qualidade de vida dos estudantes.
O esporte oferece diversas oportunidades para o desenvolvimento e progresso, auxiliando na formação de pessoas mais saudáveis, além de contribuir efetivamente para a construção de relações interpessoais mais harmoniosas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Muito mais do que uma simples atividade de descontração e lazer, a prática de esporte deve ser considerada um instrumento pedagógico tão importante quanto outras áreas do conhecimento.
Os esportes ainda podem ser considerados uma importante atividade intelectual, já que além de preparação adequada, é necessário ainda ter boas estratégias e táticas para vencer os jogos.
Lições que aprendemos com o esporte
Os bons resultados do esporte estimulam a autoestima, trazem segurança e confiança, que ajudam na aprendizagem. Os estudos demonstram que a prática de atividade física reduz o sedentarismo, contribui para uma sociedade mais saudável e melhora o desenvolvimento intelectual, social e a evolução cognitiva das crianças.
A importância do esporte nas escolas vai muito além da simples diversão. Além de melhorar a condição física, as práticas esportivas exercitam valores sociais e têm um impacto importantíssimo no nível educacional das crianças. Com a prática de atividade física as crianças aprendem desde cedo sobre a importância da alimentação saudável, ficam longe do sedentarismo, adquirem mais confiança.
Ajude a levar o esporte para mais pessoas
Você pôde ver aqui alguns dos benefícios do esporte não somente para crianças e jovens, mas para pessoas de todas as idades. E você pode ajudar a levar a prática esportiva para mais pessoas ao se tornar um ajudoca, um doador regular da Ajudôu.
Ser um ajudoca é contribuir para que mais vidas sejam transformadas por meio do esporte.