Scroll Top
  • Português do Brasil (pb)
  • English (en)

Blog

A importância do terceiro setor no desenvolvimento do País

O terceiro setor, ou sociedade civil organizada, é composto por organizações que não possuem fins lucrativos e exercem atividades de interesse social/coletivo. Nesse artigo, apontamos a importância do terceiro setor no desenvolvimento do Brasil. 

As sociedades sem fins lucrativos do Brasil 

No Mapa das Organizações da Sociedade Civil você pode ver mais de 815 mil organizações cadastradas espalhadas pelo Brasil. O impacto social proveniente das ações dessas organizações é grande. 

Promove uma atitude mais engajada e proativa dos cidadãos, gerando transformação social, caminhando em direção a uma sociedade mais justa em determinado aspecto. 

A instituição Ajudôu, por exemplo, oferece aulas de diversas modalidades esportivas, com ênfase no judô, para crianças e adolescentes de forma gratuita como ferramenta de inclusão social em comunidades menos favorecidas financeiramente. 

O potencial em pequena escala

As organizações têm a capacidade de atender pessoas em nível íntimo, dar suporte pessoal para cada um, humanizando as necessidades. Uma coisa é ler sobre grandes números de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas quando se coloca um nome e um rosto em cada número, a história fica diferente. 

As organizações podem atuar de maneira aplicada, resolvendo questões da comunidade em que estão inseridas. O jovem que ajudamos hoje continuará mudando o seu ao redor nos próximos anos, e essa mudança continuará tendo efeitos nos anos seguintes. 

O trabalho de melhoria da sociedade é contínuo e lento. A Ajudôu já ajudou mais de 35 mil jovens de diferentes localizações ao longo de 28 anos de trabalho, promovendo através do esporte a inclusão social. 

A importância do terceiro setor no desenvolvimento do País 

As atividades realizadas por essas organizações impactam diversas áreas da sociedade; assistência social, cultura, saúde, esporte, educação, meio ambiente e animais, etc. 

  • Ajuda grupos marginalizados, introduzindo-as ou amparando na sociedade de maneira mais justa. 
  • Ajuda a identificar e dar notoriedade às situações que precisam de mais atenção do Estado.
  • Dá ‘voz’ para pessoas que precisam ser ouvidas, atendendo as necessidades básicas da comunidade.

A manutenção das organizações sem fins lucrativos 

Essas instituições sobrevivem, em grande parte, através da ajuda da própria comunidade. Você também pode ajudar na manutenção dessas organizações! 

  • Interagir nas redes sociais e compartilhar a causa com outras pessoas. Quanto mais pessoas têm acesso ao trabalho dessas instituições, mais pessoas podem contribuir financeiramente. 
  • Doação financeira. Escolha as instituições que lutam pelas causas que mais te tocam, e ajude! Seja um ajudoca, um doador mensalista do Ajudôu. 

Posts relacionados

Deixe um comentário