A Associação Ajudôu busca constantemente promover o desenvolvimento dos alunos atendidos, de forma didática e criativa. É por isso que, todo semestre, a entidade promove intercâmbios entre as cidades beneficiadas.
O primeiro intercâmbio do Projeto Ajudôu Ano III foi realizado em julho, na cidade de São José do Goiabal. O evento foi um sucesso e proporcionou o aprendizado dos alunos, por meio de metodologias ativas de ensino, colocando na prática o que foi aprendido nas aulas, que são realizadas duas vezes por semana nas escolas da rede pública dos municípios.
Dando continuidade ao calendário do projeto, na tarde dessa quarta-feira, 19, foi realizado o segundo intercâmbio, na cidade de Dionísio. O evento reuniu aproximadamente 130 alunos. Cada participante fez duas lutas e todos os alunos receberam medalhas como forma de incentivo. “Sempre buscamos ensinar que todos são capazes, e que o mais importante não é ganhar, é competir e aprender”, explicou o coordenador geral do Ajudôu, Julio Jacques.
“Sempre que avisamos aos alunos que haverá intercâmbio, eles começam a criar uma expectativa muito boa. Isso os incentiva para treinarem cada vez mais. É muito gratificante ver a alegria deles ao saber que serão assistidos lutando nos eventos”, conta o professor do projeto, Everton Alves.
“Fico muito orgulhoso com o desenvolvimento dos meus alunos. Os intercâmbios promovem uma troca de experiências e assim podemos lançar novos planos de treinamento e acompanhar nitidamente a confiança deles. A alegria que desperta nas crianças também é essencial, acontece uma socialização muito boa entre eles e eu vejo a diferença quando voltamos para as aulas semanais, eles ficam mais motivados”, declarou o professor Fernando Cipriano.
A aluna do Ajudôu Ano III, Ana Júlia Neves, afirma gostar muito do projeto. “Eu gosto bastante do judô porque me ajudou a desenvolver em várias áreas, o sensei (professor) é muito bom e paciente com a gente”, conta.
“É muito bom porque podemos mostrar o trabalho que realizamos com as crianças para as pessoas de fora. O comportamento deles durante todo o processo de ensino muda, eles aprendem disciplina e isso fica claro nos nossos eventos”, completou Fernando Cipriano.
O evento também contou com a presença do prefeito de São José do Goiabal, José Roberto, patrocinadores, representantes da comunidade escolar e apoiadores do projeto. Ajudôu Ano III O projeto é realizado pela Associação Ajudôu, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, com o patrocínio da Arcelormittal e apoio da Fundação Arcelormittal Brasil e das Prefeituras Municipais de São José do Goiabal e Dionísio.
Nas aulas de judô são ensinados os fundamentos do esporte, bem como, os valores de cidadania, disciplina, trabalho em equipe, tolerância, entre outros. Os alunos têm que manter uma ótima frequência nas aulas e terem ótimos resultados em sala de aula.