Colaborar com uma ONG é promover inclusão social
A ONGs são organizações sem fins lucrativos que possuem um importante papel para a transformação da sociedade.
Essas organizações nascem com a missão de trazer esperança, diante de um cenário onde reina a desesperança e a falta de empatia de muitos, problemas que assolam a sociedade e impedem seu avanço.
O que as ONGs fazem é atuar onde o Estado não possui ainda alcance, sendo que para isso é preciso contar com cooperações de instrumentos públicos, privados e da sociedade como um todo.
No artigo de hoje falaremos um pouco sobre a importância das organizações não governamentais e como você pode fazer sua parte, colaborando com uma ou mais delas.
Como colaborar com uma ONG
Existem duas formas de realizar sua contribuição para uma ONG, que é conhecido também como Organização da Sociedade Civil (OSC), que são:
1 – Por meio de doações: há como contribuir todos os meses com uma quantia num valor que seja confortável para você. Tanto empresas quanto pessoas comuns podem contribuir;
2 – Ou se tornando um voluntário. Um voluntário pode ser alguém que coloca a mão na massa para atuar no local, como também alguém que ajuda a divulgar as ações da ONG.
A importância do voluntariado
O trabalho voluntário permite conhecer a realidade de muitas pessoas em diferentes locais. Através dele é possível que se amplie a compreensão sobre a desigualdade que há na sociedade e melhore a vida de muitas famílias apresentando soluções eficazes.
Mas o voluntariado traz benefícios também para o voluntário, que pode conhecer diferentes esferas e também distintas culturas, criando laços fortes, que podem ter um importante impacto na sua vida.
O que são os projetos sociais
É por meio da realização de projetos sociais que as ONGs conseguem mudar a realidade de muitos indivíduos.
Os projetos sociais se tratam de trabalhos voluntários com foco em melhorar a qualidade de vida de pessoas de diferentes faixas etárias através de ações educativas, culturais, etc.
Tais projetos são regulamentados de acordo com a Lei n° 13.204, de 14 de dezembro de 2015.
Os projetos sociais são ainda importantes para ajudar na inclusão social. A inclusão social é um tema bastante debatido nos diais atuais e as organizações não governamentais têm favorecido esse debate e também ações para a implementação desse conceito.
A importância de investir em uma ONG
As ONGs, que são entidades do terceiro setor com parceria com o Primeiro Setor (Governamental) e com o Segundo Setor (Mercado), atuam para suprir as carências não atendidas pelo Estado.
Desse modo, ao contribuir para uma organização desse tipo você estaria ajudando a pôr alguns curativos em áreas como saúde e educação. Com isso, a população que depende desse investimento é amparada.
Mas há ainda como benefício o desenvolvimento de uma região, pois ajuda as pessoas de uma localidade a terem maior interação e construírem uma comunidade mais forte.
E há muitos outros impactos positivos que ajudar uma entidade do terceiro setor pode fornecer para a sociedade e para quem proporciona essa ajuda.