Scroll Top

Blog

Projeto Gol Nota 10, patrocinado pela Liberty Seguros e Gerdau, vai beneficiar jovens de 7 a 17 anos, durante 12 meses.

Um dos principais objetivos da ONG Ajudôu é proporcionar o contato de crianças e adolescentes com o esporte, pois é por meio dele que a instituição promove a inclusão social. Com o projeto social Gol Nota 10 marcado para iniciar as atividades em novembro, 200 jovens de 7 a 17 anos de Brumadinho (100 vagas) e Bom Sucesso (100 vagas) passam a ter aulas gratuitas de futebol de campo no contraturno escolar. 

Em 2019/2020, Brumadinho recebeu a realização do projeto Esporte Cidadão, também realizado pela organização. Já em Bom Sucesso, será o primeiro projeto realizado pela ONG.

O Gol Nota 10 vai trazer uma série de benefícios para o município que vão além das aulas de esporte. Além dos gols, os alunos fortalecem o senso de comunidade, aumentam o círculo social e aprendem sobre voluntariado. Por isso, o desenvolvimento de projetos sociais esportivos pelo país são de suma importância, pois quando o jovem tem contato com os conceitos e virtudes do Ajudôu, ele tem a possibilidade de formar o seu caráter e ter um futuro diferente, do contrário ao que teria se estivesse ocioso em casa ou nas ruas. 

“O que acontece é que fora do ambiente escolar, não existem muitas possibilidades de praticar esportes e quando tem, não é acessível financeiramente para maior parte da população. Assim, muitas crianças e adolescentes não têm o que fazer no contraturno escolar e muitas vezes acabam tendo contato, infelizmente, com o mundo da criminalidade, drogas, entre outros. O propósito do Ajudôu é dar oportunidade, a esse público, de acesso gratuito ao esporte de qualidade, com toda a infraestrutura necessária para sua prática.”, relata o Diretor Técnico do Ajudôu, Márcio Andrade.

Sobre o Projeto Gol Nota 10

O Projeto Gol Nota 10, em Brumadinho, tem o patrocínio da Liberty Seguros, e em Bom Sucesso da Gerdau, ambas incentivadas pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Prefeituras Municipais. As inscrições estão abertas para 200 crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 a 17 anos, praticarem aulas de futebol de campo, durante 1 ano. 

As aulas terão início em novembro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contra turno escolar dos estudantes, contendo 1h de duração. Confira os locais em cada cidade:

  • Brumadinho: Espaço Família (Rua Antônio Marciano de Prado, s/n, Bairro Córrego Fundo);
  • Bom Sucesso: Estádio Municipal Tancredo Neves.

Uniformes completos para a bola rolar

A autoestima do aluno é desenvolvida durante todas as etapas do projeto. Um exemplo é o kit uniforme que cada um vai receber, contendo: uniforme (camisa e short), chuteira, meião e caneleira, tendo em vista que estes fazem diferença e proporcionam melhor experiência na vivência esportiva. Além disso, a ONG fornece todo o material necessário para a realização, como: bolas, redes, equipamentos e outros.

Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu

Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu no contexto da Covid-19.  

O manual do Ajudôu visa passar regras gerais de seguranças sanitárias contra a Covid-19 de acordo com a realidade de cada local, ou seja, as aulas de esporte terão adaptação de acordo com as diretrizes do Ajudôu, que podem ser revisadas. Abaixo estão alguns exemplos de diretrizes: 

  • Distanciamento mínimo exigido durante as aulas (1 aluno a cada 2 m²);
  • Todos os alunos devem começar e terminar as atividades no mesmo espaço de tempo e saírem de forma ordenada, sem contato e aglomeração; 
  • Término das aulas 10 minutos antes para não aglomerar com a turma da próxima aula; 

Sobre o Ajudôu

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está expandindo seus trabalhos para mais de 30 cidades em 4 estados diferentes.

Deixe um comentário